O gênero dramático e seus traços estilísticos
fundamentais

Ø Desaparece a oposição sujeito - objeto
Ø O mundo aparece como autônomo, absoluto (não
alienado a um sujeito).
Ø Emancipação do narrador que aqui não se faz mais
necessário.
Ø O objeto é tudo.
Ø É concebido linearmente
Ø Uma ação leva o inicio de uma reação
Ø Diálogo sem
cortes temporais significativos
Ø A representação acontece no presente,mesmo que seja
em tempos passados ou futuros
A
concepção de Hegel
Ø Segundo Hegel, “os personagens apresentam-se
autônomos,emancipados do narrador,(que neles desapareceu),mas ao mesmo tempo
dotados de todo poder da subjetividade lírica(que neles se mantém viva).
Ø “O gênero dramático é aquele “que reúne em si a
objetividade da épica com o principio subjetivo da lírica””.
Ø Ainda segundo Hegel “a Dramática é um gênero
superior à Lírica e à Épica, devendo por isso contê-las, superando-as ao mesmo
tempo”.
Traços
estilísticos fundamentais da obra dramática pura
Ø A ausência do narrador ou o eu lírico na obra,não
sendo identificado na obra,assim se misturando na obra.
Ø O começo da peça não pode ser arbitrário.
Ø Encadeamento das ações
Ø O mecanismo dramático move-se sozinho sem a presença
de um mediador que o possa manter funcionando.
Ø No drama o futuro é desconhecido brotando do
envolver da ação
Ø O drama puro
não pode retornar ao passado a não ser
através da evocação dialogada.
As
unidades do Drama
Ø A ação
Ø O Lugar
Ø O tempo

A estrutura
da ação
Interna
ou
Externa
A primeira dá-nos os
momentos determinantes e divide-se em exposição , conflito (ponto
culminante, ao clímax) e desenlace (desfecho da ação dramática).
A segunda apresenta a
divisão em atos (divisão do texto dramático que corresponde à mudança de
cenários) e cenas ou quadros (divisão do ato que corresponde à
entrada ou saída de uma ou mais personagens).
Do espaço
·
Cênico (lugar onde se movem as personagens) o espaço de
representação
O palco - (lugar
onde decorre o espetáculo teatral),
O espaço representado (ambiente recriado pelos atores, interligado à ação
e ao espaço cênico)
O espaço aludido (lugares referenciados, diferentes dos
representados)
O
diálogo
“É, com efeito, o diálogo que constitui a Dramática
como literatura e como teatro declamado (as partes e monólogos não afetam a
situação essencialmente dialógica).”
“O dialogo dramático move a ação através da
dialética de afirmação e replica, através do entrechoque das intenções.”
“As vontades que se externam através do diálogo
visam a influenciar-se mutuamente.”
O
tempo
Tempo
de apresentação (curto e necessário para a apresentação do
conflito, para o desenrolar dos acontecimentos e para o desenlace do tempo
de representado
Tempo
de representação (correspondente ao tempo da ação ou à época retratada,
recriada pelos atores)
Texto dramático e teatro
Ø Como o texto
dramático puro se compõe em essência de diálogos,muitas vezes se
caracteriza por ser extremamente omisso,de certo modo deficiente.Por isso
necessita do palco para completar-se cenicamente.
Teatro
e publico
o “A plateia inexiste para os personagens e não há
narrador que se dirija ao público.
o O narrador sabe do publico;é para ele que desempenha
o seu papel.Mas esta metaforseado em personagem.”
Referencias
ROSENFELD.
Anatol.O teatro épico.6ºEd.São Paulo.Perspectiva,2008
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/clubedeleituras/upload/e_livros/clle000038.pdf,em
02/06/2012,15:15 mm
Equipe:
Erbhet
Leonardo
Marlison
Rosiléia
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