O gênero dramático e seus traços estilísticos
fundamentais

Ø   Desaparece a oposição sujeito - objeto
Ø   O mundo aparece como autônomo, absoluto (não
alienado a um sujeito).
Ø   Emancipação do narrador que aqui não se faz mais
necessário.
Ø   O objeto é tudo.
Ø   É concebido linearmente
Ø   Uma ação leva o inicio de uma reação
Ø   Diálogo  sem
cortes temporais significativos
Ø   A representação acontece no presente,mesmo que seja
em tempos passados ou futuros
A
concepção de Hegel 
Ø  Segundo Hegel, “os personagens apresentam-se
autônomos,emancipados do narrador,(que neles desapareceu),mas ao mesmo tempo
dotados de todo poder da subjetividade lírica(que neles se mantém viva).
Ø  “O gênero dramático é aquele “que reúne em si a
objetividade da épica com o principio subjetivo da lírica””.
Ø  Ainda segundo Hegel “a Dramática é um gênero
superior à Lírica e à Épica, devendo por isso contê-las, superando-as ao mesmo
tempo”. 
Traços
estilísticos fundamentais da obra dramática pura 
Ø  A ausência do narrador ou o eu lírico na obra,não
sendo identificado na obra,assim se misturando na obra.
Ø  O começo da peça não pode ser arbitrário.
Ø  Encadeamento das ações
Ø  O mecanismo dramático move-se sozinho sem a presença
de um mediador que o possa manter funcionando. 
Ø  No drama o futuro é desconhecido brotando do
envolver da ação
Ø   O drama puro
não pode retornar ao passado  a não ser
através da evocação dialogada. 
As
unidades do Drama 
Ø  A ação
Ø  O Lugar
Ø  O tempo
 Para Aristóteles a primeira é considerada a
mais importante na estrutura dramática pura.
   Para Aristóteles a primeira é considerada a
mais importante na estrutura dramática pura.
 A estrutura
da ação 
  Interna
ou 
  Externa
                          A primeira dá-nos os
momentos determinantes e divide-se em exposição , conflito (ponto
culminante, ao clímax) e desenlace (desfecho da ação dramática). 
                         A segunda apresenta a
divisão em atos (divisão do texto dramático que corresponde à mudança de
cenários) e cenas ou quadros (divisão do ato que corresponde à
entrada ou saída de uma ou mais personagens). 
Do espaço 
·    
Cênico          (lugar onde se movem as personagens) o espaço de
representação 
  O palco -    (lugar
onde decorre o espetáculo teatral), 
  O espaço representado (ambiente recriado pelos atores, interligado à ação
e ao espaço cênico) 
  O espaço aludido (lugares referenciados, diferentes dos
representados) 
O
diálogo 
  “É, com efeito, o diálogo que constitui a Dramática
como literatura e como teatro declamado (as partes e monólogos não afetam a
situação essencialmente dialógica).” 
  “O dialogo dramático move a ação através da
dialética de afirmação e replica, através do entrechoque das intenções.”
  “As vontades que se externam através do diálogo
visam a influenciar-se mutuamente.” 
O
tempo 
  Tempo
de apresentação (curto e necessário para a apresentação do
conflito, para o desenrolar dos acontecimentos e para o desenlace do tempo
de representado 
  Tempo
de representação (correspondente ao tempo da ação ou à época retratada,
recriada pelos atores) 
Texto dramático e teatro 
Ø  Como o texto 
dramático puro se compõe em essência de diálogos,muitas vezes se
caracteriza por ser extremamente omisso,de certo modo deficiente.Por isso
necessita do palco para completar-se cenicamente.
Teatro
e publico 
o  “A plateia inexiste para os personagens e não há
narrador que se dirija ao público.
o  O narrador sabe do publico;é para ele que desempenha
o seu papel.Mas esta metaforseado em personagem.” 
Referencias
ROSENFELD.
Anatol.O teatro épico.6ºEd.São Paulo.Perspectiva,2008 
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/clubedeleituras/upload/e_livros/clle000038.pdf,em
02/06/2012,15:15 mm
Equipe:
  Erbhet
  Leonardo
  Marlison
  Rosiléia 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário