" A informação se transmite, o conhecimento é adquirido através de informações."concatenado por Brenda

sábado, 17 de setembro de 2011

O ônoma presente de grego ( vocábulos terminados em ônimo)


Ônoma é um elemento grego que significa “nome, palavra”, esse elemento tem muitos descendentes na língua portuguesa. Conhecemos o sinônimo palavras semelhantes, antônimo palavras opostas. Um texto qual não se conhece o autor é de um anônimo, mas se o autor optar por dar-se outro nome o chamamos de pseudônimo (um falso nome).
Seguindo os passos do ônoma resolvi falar um pouco sobre as palavras composta com o elemento ônoma, que faz a língua portuguesa ficar mais complexa e interessante.

Vamos ver alguns nomes onomásticos que os gregos deixaram para nós:
Heterônimo vem do grego heteros (outro) ou palavras com a mesma grafia, porém com significado diferente um bom exemplo é a palavra forma (molde) e forma (formato) identificamos a diferença pelo Tibre fechado e aberto da letra o.
Epônimo vem do grego epi (sobre) era usado como adjetivo, significando “aquele que dá nome a”. Exemplo: Constantino herói apônico de Constantinopla.( a cidade recebeu o nome da pessoa de Constantino)
O  termo também é usado como substantivo designando vocábulos que nasceram a partir de um nome próprio, como hambúrguer (da cidade de Hamburgo na Alemanha) o nome hambúrguer ganhou o nome baseado na cidade.
Acrônimo vem do grego Akros “ponto mais alto, extremidade”. Acorre em casos quais siglas  acabam tornando-se nomes, um exemplo é o nome Aids que na verdade é uma sigla que indica Imunodeficiência adquirida, porém se tornou um nome.
Criptônimo vem do grego krúptos, “oculto”, geralmente serve para manter em segredo a identidade de alguém em perigo, correspondendo ao que conhecemos como codinome.
Antropônimo vem do grego anthropos “ser humano”, é o substantivo próprio para denomina nomear pessoas.
Retrônimo vem do grego retro “para trás”, é a rebatização das coisas que já possuem nomes, porém se surgir uma versão mais sofisticada ganha outro nome para diferenciar uma da outra, exemplo o relógio antigamente só existia o de ponteiros, porém quando surgiu o digital o de ponteiros passou a ser chamado analógico.
Esse é um assunto que precisa ser bem mais analisado.
Fico por aqui com meu Pseudônimo, pois ainda não realizei nada que merecesse um epônimo e não irei usar nenhum heterônimo nem dar antropônimos, mas que sabe um dia eu consiga melhorar alguma coisa e assim renomea-la utilizando é claro o retrônimo.

 Yonarah
@Yonarah


Um comentário: