" A informação se transmite, o conhecimento é adquirido através de informações."concatenado por Brenda

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Serviço de utilidade pública - Parte 5

Na ultima terça-feira chegamos ao termino das apresentações dos seminários na disciplina de Português, então como desde o inicio resolvemos postar os temas abordados nos seminários segue abaixo um resumo.


ONOMATOPÉIA

Significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopéias. 


Por exemplo, para os índios tupis tak e tatak significam dar estalo ou bater e tek é o som de algo quebrando. As onomatopéias, em geral, são de entendimento universal.

Aaai! – grito de dor
Ah! – grito de surpresa, dor, medo, pavor ou descoberta Ah! Ah! Ah! – risada ou gargalhada Ahhh! – Aaah!, alívio Ahn! – choro Arf! – animal arfando, ofegante Argh! – nojo Atchim ou ahchoo! – espirro
Bah! – desagrado
Bam! – tiro de revólver
Bang! – tiro
Baroom! Baruuum! - trovões ou explosão de bomba atômica
Baw! ou buá! – choro
Bóim – batida na cabeça com objeto
Bawoing! - corda de aço após soltar flecha.
Bash! ou bow – queda
Bbrrzz! – sintonia de rádio
Beep! – bip, ruído eletrônico
Biff! – soco no queixo
Blah! baaa! buuu! – zombaria
Blast! bruum! – explosão
Bleahh! – zombaria
Bonc! bou! – cabeça com cabeça
Boom! bum! – tiro, explosão
Boomp! – choque por queda
Boot! tum! – pontapé traseiro
Booo! uuu! – vaia
Bounce! bóim! – mola soltando, animal pulando
Brrr! – sensação de frio
Brrr booom! – trovão
Buow! – choro
Burp! – arroto
Buzzz! bzzz! – abelha voando; cochicho

Abreviatura


abreviatura ou abreviação é a forma reduzida ou abreviada de uma palavra, expressão ou frase, usada em geral na escrita, onde freqüentemente se utiliza com um ponto final para se indicar que se trata de uma forma incompleta. Adj. é a abreviatura de adjetivo; máx., de máximo; V. Ex.ª de Vossa Excelência; A/C e Ref. são abreviaturas de aos cuidados de e referência (fórmula usada em cartas comerciais).

Desde o advento do manuscrito, a prática das abreviações (em sentido amplo) se vem incrementando. No passado, elas podiam ser consideradas mais ou menos estáveis e comuns (abreviaturas) ou mais ou menos episódicas (abreviações).
Tipos de reduções
Desde o século XIX, porém, apareceram três grupos amplos que, em conjunto, podem ser chamados reduções ou braquigrafias:
a) reduções tradicionais mais ou menos fixas (V., por você, V.M., por Vossa Mercê, Sr., por Senhor), chamadas abreviaturas;
b) reduções feitas especialmente para uso em certa obra especializada (abreviações);
c) reduções convencionadas internacionalmente, ditas símbolos (nesse sentido pertinentes), como é o caso das usadas no sistema metrológico internacional ou na química, etc. (e que se caracterizam por terem uso de letra maiúscula com valor especial, mas sem ponto final redutor nem indicação de flexões).
Mas, já do século passado para cá, os nomes intitulativos designativos de associações, sociedades, empresas, companhias, firmas e afins passaram também a ser objeto de reduções, tal como antes já se fazia, em trabalhos eruditos, com os títulos de obras de referência (dicionários, enciclopédias, etc.), quando repetidamente citados.
Essas reduções podem ser chamadas siglas: especializadamente se vem convencionando que, quando uma sigla tem caráter de palavra ou vocábulo, seja dita siglema (Petrobras) e, quando não o tenha, seja dita siglóide (EE.UU.A. ou EUA).
As siglas em grande número se fazem pelas letras iniciais do intitulativo (URSS, UNESCO, OPEP) ou por letras e sílabas iniciais (Sudam, Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), ou por combinações arbitrárias. Entra-se, assim, em certas reduções em que se podem misturar letras e elementos ideográficos, gerando uma série de signos, sinais e logotipos, e mesmo índices e ícones.


Siglas

Sigla é uma espécie de abreviatura, formada de iniciais ou primeiras sílabas das palavras de uma expressão que representa nome de instituição, partido, órgão, departamento, setor, etc:
AAMPA: Associação de Antigos Alunos Maristas de Porto Alegre.
EDIPUCRS: Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.FALE: Faculdade de Letras.
    
 Não raro, muitas entidades, órgãos ou setores são mais conhecidos pelas siglas do que pelas denominações completas. Um exemplo: SUS. Sem dúvida, a maioria das pessoas sabe o que é o SUS, sua finalidade principal, etc. No entanto, apenas 25% dos entrevistados, segundo apurou o IBOPE (você sabe o que significa?) definiram corretamente a sigla em questão: SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
     Não é de estranhar, pois, que existam dicionários especializados que dão conta das siglas, e que manuais de redação apresentem listas que explicitam o significado desse tipo de abreviatura.

Internetês

Designa a linguagem utilizada no meio virtual, em que "as palavras foram abreviadas até o ponto de se transformarem em uma única expressão, duas ou no máximo cinco letras", onde há "um desmoronamento da pontuação e da acentuação", pelo uso da fonética em detrimento da etimologia, com uso restrito de caracteres e desrespeito às normas gramaticais.

 Ele é usado basicamente como bate-papo e troca de ficheiros, permitindo a conversa em grupo ou privada.
Também é utilizado em mensageiros instantâneos .
As emoções humanas são em sua maioria expressas pelos chamados emoticons.[2]
Estes símbolos escritos também são chamados smileys (em inglês, significando, literalmente, sorrisos), sendo substituídos por pequenos desenhos.
Nos emoticons, os olhos são representados pelos sinais :, ;, =, 8 ou ainda x ou X. A boca pode ter os seguintes símbolos a representá-la: (, ), *, /, \, T e D. As risadas são feitas escrevendo-se Rs,Kkk, Ahaha ,Ehehe ou apertando certas letras em uma ordem aleatória. As letras mais comuns são A, E, U, H e S, mas isso varia muito de pessoa para pessoa.
Expressões:


Nenhum comentário:

Postar um comentário